Desde que comecei a fazer os Fricotes que a dúvida de como lavar aparece. Todo trabalho artesanal em tecido merece um cuidado especial na hora da lavagem, mas nem por isso precisa lavar a seco, por exemplo.
Não aconselho a ninguém fazer isso, mas eu já lavei meus trabalhos a máquina. NÂO FAÇA ISSO! Foram peças antigas, muitas vezes sujas que eram testes.
Para garantir que seu "Fricote" continue lindo como no dia que chegou, lave deste maneira abaixo, que é garantida:
1 Lave em água fria. Pode ser a torneral mesmo. Evite colocar de molho.
Use sabão neutro. Detergente de cozinha também é neutro. Evite aqueles detergentes de roupas que prometem "branco mais puro e sem cloro". Tira-manchas também. Alvejante com cloro nem pensar né?
E pouco detergente, não é a espuma que vai deixar ele mais limpo ou não.
O ideal é esfregar a mão mesmo, mas sempre tem uns cantinhos chatos para limpar e aí entra as escovinhas macias. Aquelas pequenas de cerdas mais moles. Esfregue com muito carinho. Todo carinho que sua peça merece.
E enxague, mas enxague muito!!! Algumas peças são feitas com tecidos que "sangram". Todos os tecidos que usamos são pré-lavados e ficam de molho na água com sal para fixar a cor. Se vc tiver alguma peça com cores fortes (vermelho, preto, laranja, marrom) aconselho a fazer este molho. Não custa né? Depois de 5min estenda a peça
Poderia centrifugar na máquina para facilitar né? Poderia, mas não aconselho. Não torça na mão. Apenas esprema com força para tirar o excesso, pendure de ponta cabeça (para não acumular a água). Cuidado com peças que possuem forração com vinil (plástico) . Não esprema muito.
Procure estendê-lo o mais certinho possível para não entortar.
Pronto! É só esperar secar.
Val, e passar? Vai da sua necessidade. Os tecidos são 100% algodão, mas mesmo assim use ferro em temperatura média. Cuidado com plásticos e zíperes que derretem com o contado com o ferro.
Espero que tenham gostado!
Pra falar a verdade, joguei meu fricote dentro da máquina (a bolsinha da câmera)... mas com tanta terra que volta da obra, não tem outro jeito. Mas a minha fricote carteira está precisando de um banho e vai ser na mão mesmo!
ResponderExcluirBeijooo
Mãeeeee! Lê o post da Val que eu vou levar meu bentozinho proce lavar!
ResponderExcluirAmiga, eu faço bem assim como explicaste ! As peças ficam intactas, MESMO ! Boa dica, como sempre ! Um beijo carinhoso.
ResponderExcluirAmei as dicas ,eu sou daquelas que coloca tudo na máquina de lavar ,agora já sei que para ter por muito tempo tem que ser com carinho.
ResponderExcluirAdorei a dica!
ResponderExcluirSe puder jogo tudo na máquina tbm...rs.
Bjo!
Baca tua dica! Mas confesso que já estraguei muitas peças ao jogar tudo na máquina... :/
ResponderExcluirOi Valerie , boas dicas essas , adorei, sempre cuido muito quando lavo as coisas que faço mas é sempre bom saber como as colegas fazem tb.
ResponderExcluirsou a Leila da Divitae.
bjs
Leila
Oi, Valérie!
ResponderExcluirVim convidar pro novo SORTEIO no AndreaguimBlog.
Bora lá participar!!!
Beijins,
Andrea
Yo soy una dueña de casa y siempre pienso como lavar sin desteñir .usted tiene una nueva seguidora de Chile saludos
ResponderExcluir