segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como encapar caixas de papelão com tecido - parte 1



Como havia comentado na Fan Page da Lujinha (curte aí gente!), eu montei um Passo a Passo de como encapei as caixas de papelão que estão no Cantoliê e aparecem nesta  postagem.

A propósito não sou especialista em scrapbooking (minha amiga Tays Rocha que é rsrs) então não esperem detalhes miletricamente perfeitos. A ideia aqui é resolver o visível e reaproveitar de uma maneira charmosa aquelas caixas de papel sulfite que são excelentes para guardar coisas, mas são horrorosas e enfeiam nosso cantinho craft. 

O Passo a Passo vai ser dividido em duas partes porque procurei deixar bem explicadinho. Divirtam-se!


Material: Caixa de papelão, tecido da sua preferência, tesoura, estilete, cola branca, rolinho de pintura, água, prato ou bandeja de pintura, fita métrica (não apareceu), pincel para colar os cantinhos.


Meça a altura da caixa com uma sobra de 2cm para cima e para baixo. Estas sobras serão para o acabamento. Depois meça o diâmetro da caixa, ou seja a volta toda. Não se esqueça de deixar uma sobra. No caso desta caixa que é menor (5 pacotes de sulfite) eu usei uma faixa de 28x150 (a largura toda do tecido).

Meça o tecido e corte


Coloque a cola branca no pratinho (ou na bandeja) com um pouco de água. Quanto de água? Depende da textura da sua cola, Algumas são mais grossas e dificultam para passar. Muita água não pode, porque estamos mexendo com papelão. É melhor por de pouco em pouco e ir testando.

Comece a forrar a caixa por um cantos. Fica melhor o acabamento.  Vá colando deixando as sobras tanto em cima como embaixo, com cuidado para não deixar o tecido enrugado. 

Não se esqueça de deixar uma camada uniforme de cola, mas não muito grossa.


Quando acabar de dar a volta na caixa corte o excesso de tecido deixando 3 cm de sobra.


Dobre o tecido para dentro para dar o acabamento final.

Passe cola na parte interna da caixa (pode ser com rolinho ou pincel) e vire as bordas para dentro. Quando a cola secar vai ficar transparente.

Vire a caixa de ponta cabeça e cole as sobras da parte de baixo. Repare nos cantinhos dobrados como no caderno. Nesta parte, se vc quiser, pode recortar um fundo de tecido e colar. Como a minha caixa não vai ficar "mostrando os fundilhos por aí" não precisei.

Agora a parte mais difícil: esperar secar. Eu sempre coloco as minhas para secar na janela, com ajuda do sol e de uma brisa fresca.

Depois de seca, passe uma camada de cola branca em toda caixa e deixe secar. Isso ajuda a proteger e dar acabamento.


Pronto! Primeira parte feita. Gostaram? Na próxima postagem vamos fazer a tampa que tem dobras um pouco diferentes.

Obrigada!

Não perca! a SEGUNDA PARTE ESTÁ AQUI

Quer ver mais PAPs da Lujinha? --> clique aqui


13 comentários:

  1. Valerie, você é uma santa!
    Acabei de postar que guardei os brinquedos da criança em caixas de papelão, mas estão feias, precisando de um carinho....
    Com certeza vou reproduzir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero ver a 2º parte... tenho várias aqui no meu lavanteliê precisando de um UP!!!
    Adorei seu blog.. tudo mara!!! bjus no core!!!

    https://www.facebook.com/neusimar.sacilotto

    ResponderExcluir
  3. Amei! já tinha comprado uns tecidinhos desses pra fazer o mesmo trabalho só que vai ser o primeiro e ver você ensinando fica bem mais fácio, obrigada...Beijos.

    ResponderExcluir
  4. obrigada tive que pagar uma aula para aprender a forrar caixa de papelao com tecido,e nao sai satisfeita,agora vou seguir o passo a passo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4.5.13

    pode usar o cetim para cobrir caixa de papelão? Ou só pode usar algodão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar cetim, mas corre o risco da caixa ficar meio opaca por causa da cola branca. Aconselho a fazer um teste antes.

      Excluir
  6. Anônimo28.7.13

    olá adorei essa técnica, gostaria de saber se posso fazer com retalho em quadrados de tecidos de varios tamanhos é o mesmo processo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o mesmo processo sim, mas a impermeabilização tem que ser bem feita depois da caixa pronta. Use termolina leitosa para impermeabilizar. assim vc não corre o risco de soltar pontas ou desfiar o trabalho.

      Excluir
  7. Anônimo27.8.13

    Olá adorei seu trabalho.Amo reciclar . Gostaria de fazer o mesmo com uma que enho aqui mais a tenho tem furos laterais para pegar. como faço? Bjs Obrigado Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque, obrigada pelo carinho. É possível usar caixar com furos laterais. Vc tem duas opções: "FINGIR" que o furo não existe (é o que eu faço) e ele fica coberto, ou depois de colar todo o tecido, recortar em volta do furo. Com bastante carinho e prática!

      beijos

      Excluir
    2. Anônimo29.8.13

      Hum...ok! Obrigado eu pela resposta. Beijinhos e vou ficar a espera de mais novidades. Jaque :-)

      Excluir
  8. suas dicas são muitos boas !!! você explica muito bem !!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi,fizemos uma parede em casa usando caixas de papelão.quero usar tecido pra finalizar qual tecido usar? Aguardo dicas .bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...