segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como eu me organizo

As pessoas que me conhecem de perto e de longe sempre me indagam: "Como é que você consegue dar conta de tudo?" Tem hora que eu penso: Não sei.

Na verdade, dar conta de "tudo" exige desapego e organização. E neste quesito eu ainda tenho muito que aprender.

Parece que toda vez que eu organizo uma coisa, aparece outra. Por exemplo, com a Lujinha. Na hora que estava tudo em ordem, conseguindo levar o trabalho e a Lujinha, tudo mudou. Entrei em licença precisei cuidar da saúde e tudo danou..

Quando voltei a trabalhar, comecei a organizar meus horários no Google Agenda. Da hora de acordar a hora de dormir. Parece exagero, mas consegui enxergar alguns espaços no meu horário para me dedicar e encaixar a academia, por exemplo.

Faltava encaixar as costuras e missa..rsrs Agora falta a missa...rsrs Conseguimos assistir à Missa este final de semana! Finalmente!

Outra ajuda importantíssima para minha organização foi o blog da Rita e o blog da Thais Godinho. Eu quero ser igual a Rita quando crescer. Ela conseguiu organizar a sua vida, dos seus filhos e seu apartamento de uma maneira minimalista sem ser fria. Muitas dicas que ela dá eu aproveito no meu dia a dia.

Do Vida Organizada (blog da Thais), eu tirei a última dica que estou tentando por no uso: o caderno "Caixa de Entrada" (ou coleta) e Agenda.

Fui meio radical. Ao invés de comprar mais um caderno, mais uma caneta, etc... usei o que tinha em casa. Para criar o hábito não há necessidade de investir. Se eu ver que o método funciona comigo, o ano que vem compro um caderno lindo e uma agenda legal.


Tá vendo como não é lá estas coisas? Mas é o que tem para hoje.

O método se baseia principalmente na coleta. Anotar tudo que vc precisa fazer em todos os setores da sua vida. Esvaziar a cabeça e encher o caderno. Depois disso, no final do dia, é hora de agendar os compromissos, ver o que precisa ser feito no dia seguinte. Procure este post da Thais Godinho e verá que ela explica muito bem.

O que fica muito claro quando eu falo em querer me organizar é que não adianta eu ser organizada em apenas um setor da minha vida, um dia por semana. A disciplina e o querer são importantíssimos.

Noto que quando a preguiça domina (ops!), as coisas desalinham e como um jogo de dominós (ou uma avalanche) tudo se acumula. Procrastinação não rima com organização.

Mas nada é impossível. O importante é ter em mente que sim é possível se organizar, sim é possível sair do caos da baderna sem controle.

Boa semana!!!


Na meu caderno de tarefas está anotado "responder aos comentários". Pode deixar em breve responderei, ok? Aguardem!

5 comentários:

  1. vou la visitar...ja te falei,preciso fazer minha vida render!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Valerie,
    A Tais é demais, amo o blog dela, as dicas, é tudo super valioso, ainda mais pra quem faz RA, ser organizada pra se alimentar bem e treinar é fundamental...Estou seguindo as dicas dela e só me dou bem, mas é bem como vc falou, se a gente fica na preguiça, tudo se acumula mesmo e vira um caos...Passei por isso neste FDS e tive que matar o domingo pra botar a casa em ordem...Foi o preço que paguei...rsrsrsrsrs...Bj

    ResponderExcluir
  3. meu maior sonho é ser organizada... serio... em tudo! tipos, jogar toalha suja no cesto e nao do lado dele... manja?

    ResponderExcluir
  4. Eu faço, de certa maneira, igual, amiga ... A gente se organiza e não se perde, né, mesmo ? Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2.10.12

    To precisando ,vou lá na meninas ver.
    Não tenho disciplina nenhuma e ainda me falta coragem .Depois da mudança ,fiquei bem desanimada.
    Agora estou criando uma rotina.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...