quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Como lavar

Desde que comecei a fazer os Fricotes que a dúvida de como lavar aparece. Todo trabalho artesanal em tecido merece um cuidado especial na hora da lavagem, mas nem por isso precisa lavar a seco, por exemplo.

Não aconselho a ninguém fazer isso, mas eu já lavei meus trabalhos a máquina. NÂO FAÇA ISSO! Foram peças antigas, muitas vezes sujas que eram testes.

Para garantir que seu "Fricote" continue lindo como no dia que chegou, lave deste maneira abaixo, que é garantida:

1 Lave em água fria. Pode ser a torneral mesmo. Evite colocar de molho.


Use sabão neutro. Detergente de cozinha também é neutro. Evite aqueles detergentes de roupas que prometem "branco mais puro e sem cloro". Tira-manchas também. Alvejante com cloro nem pensar né?
E pouco detergente, não é a espuma que vai deixar ele mais limpo ou não.


O ideal é esfregar a mão mesmo, mas sempre tem uns cantinhos chatos para limpar e aí entra as escovinhas macias. Aquelas pequenas de cerdas mais moles. Esfregue com muito carinho. Todo carinho que sua peça merece.


E enxague, mas enxague muito!!! Algumas peças são feitas com tecidos que "sangram". Todos os tecidos que usamos são pré-lavados e ficam de molho na água com sal para fixar a cor. Se vc tiver alguma peça com cores fortes (vermelho, preto, laranja, marrom) aconselho a fazer este molho. Não custa né? Depois de 5min estenda a peça


Poderia centrifugar na máquina para facilitar né?  Poderia, mas não aconselho. Não torça na mão. Apenas esprema com força para tirar o excesso, pendure de ponta cabeça (para não acumular a água). Cuidado com peças que possuem forração com vinil (plástico) . Não esprema muito. 

Procure estendê-lo o mais certinho possível para não entortar.

Pronto! É só esperar secar. 

Val, e passar? Vai da sua necessidade. Os tecidos são 100% algodão, mas mesmo assim use ferro em temperatura média. Cuidado com plásticos e zíperes que derretem com o contado com o ferro.

Espero que tenham gostado!






9 comentários:

  1. Pra falar a verdade, joguei meu fricote dentro da máquina (a bolsinha da câmera)... mas com tanta terra que volta da obra, não tem outro jeito. Mas a minha fricote carteira está precisando de um banho e vai ser na mão mesmo!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Mãeeeee! Lê o post da Val que eu vou levar meu bentozinho proce lavar!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu faço bem assim como explicaste ! As peças ficam intactas, MESMO ! Boa dica, como sempre ! Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18.10.12

    Amei as dicas ,eu sou daquelas que coloca tudo na máquina de lavar ,agora já sei que para ter por muito tempo tem que ser com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica!
    Se puder jogo tudo na máquina tbm...rs.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22.10.12

    Baca tua dica! Mas confesso que já estraguei muitas peças ao jogar tudo na máquina... :/

    ResponderExcluir
  7. Oi Valerie , boas dicas essas , adorei, sempre cuido muito quando lavo as coisas que faço mas é sempre bom saber como as colegas fazem tb.
    sou a Leila da Divitae.


    bjs

    Leila

    ResponderExcluir
  8. Oi, Valérie!
    Vim convidar pro novo SORTEIO no AndreaguimBlog.
    Bora lá participar!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  9. Yo soy una dueña de casa y siempre pienso como lavar sin desteñir .usted tiene una nueva seguidora de Chile saludos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...