domingo, 27 de janeiro de 2013

Organizando a vida

Já pensei muito para escrever este post aqui. Fiz e o refiz várias vezes na minha cabeça, imaginando como explicar o motivo dele estar aqui.

Quem me conhece de 2005 para cá, sabe como eu gosto de ter blog separados por assunto: emagrecimento, corrida, casa, culinária, artesanato (já tive um só de madeira e outro de patch) e muito mais. Só que este é o tipo de organização que na verdade complica mais do que organiza. Ele duplica (ou quadriplica) o seu trabalho com os blogs, "esparrama" o assunto e leitores e no final não retrata o que o é este ser que vos escreve. 

Somos multiplos, não temos como nos separar por assuntos.

Dito tudo isso, vamos ao post inaugural desta nova fase da Casa de Fricotes, onde irei falar de tudo que me rodeia e me interessa e não apenas sobre patchwork e meu trabalho.

Estava me sentindo assim, juro! Link Imagem


Organização: fácil falar, difícil de fazer? Nem tanto. Eu diria que organização é dificil de manter. Porque organizar não é um verbo estático. Ele tem que ser contínuo. Todo dia um pouco mais, todo dia mantendo o que foi feito.

Explico: ontem (quem me acompanha no Face ficou sabendo) eu resolvi atacar minha pilha de contas pagas, papéis de todo tipo e arquivo de mais de 5 anos. Data da ultima vez que mexi com esta documentação. Separei todas as contas pagas por anos, guardei em uma gaveta e de lá para cá, só foi entrando papel de maneira desorganizada, sumindo o que precisava e aparecendo o que não precisava. Resultado? Uma pilha imensa de papéis, fora e dentro desta gaveta, encostada ao lado da minha escrivaninha.

Mas porque esta pilha cresceu? Porque houve a organização, mas não houve a manutenção. O certo seria eu ter todos as contas separadas em uma pasta durante o ano, e no final de cada ano, separar o que se pode jogar fora e o que tem que guardar (vc sabe disso?). E arrumar o ano seguinte. E assim por diante.

Bom, como não foi feito um pouco a cada dia (isso é manutenção) tive que fazer um monte de uma vez só. E acreditando ou não, isso te gera um desgaste. Desgaste de tempo, de humor, de energia. 

Vc acabando revirando lembranças que estão ali junto com aquela papelada que tem que ser olhada uma a uma e assim lembra de uma fase boa da sua vida, ou de fase ruim, ou de uma fase da sua vida que não vai voltar. É uma montanha-russa de sentimentos e lembranças. Exagero? Sou over, me amem (ou me processem).

Mas no final, compensa. Compensa vc ter as coisas no lugar e saber exatamente onde está aquela fatura antiga que vc precisa de um código (exemplo besta, mas já aconteceu comigo). Saí a noite e quando voltei senti minha casa mais leve. Mesmo que visualmente nada tenha mudado.

Ainda tenho uma pilha me esperando. São coisas para serem arquivadas que não são necessariamente contas. São lembranças, cartões, algumas apostilas que sobreviveram a uma ultima faxina.

E lá vamos nós!

Bom domingo!

6 comentários:

  1. mal necessário , parar e organizar... parar e se desfazer.... o pior é o dasapegar....
    quanto a contas antigas, mais tranquilo, quanto a lembranças... sem comentários.....

    Comecei também e pra variar não terminei, as contas guardo numa pasta sanfonada e no fim de cada ano guardo tudo num envelope pelo tempo necessário... como disse contas pagas é o mais fácil... agora no resto preciso de um 5S em tudo... mas estou aprendendo a desapegar

    bjkas e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  2. O que tu sentiu mais leve, na verdade, era o teu interior, a casa continuava igual, mas o teu EU estava tão realizado por ter feito o que fez que exteriorizou no teu lar.
    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir
  3. Ah, sempre que vejo pessoas que tem mais de um blog penso: eu não conseguiria dar conta disso... e por isso, mesmo que o tema central do meu blog sejam as criações, também vou trazendo tudo neste mesmo blog...e ainda assim, queria ter mais tempo pra dar conta dele!

    ResponderExcluir
  4. Passei no outro blog e vi que tem gente esperando seu retorno, rsrs
    Amada, concordo com tudo o que escreveu, organizar é tudo de bom, economiza tempo, gastamos menos energia, tô com você.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eita!! Nunca entendi muito bem por que ter tantos blogues, mas você ainda separa por assunto. Algumas blogueiras ainda postam a mesma coisa em vários blogues e até hoje não entendi o motivo. Será que, por causa do nome do blogue? (rs*) Tem que ter muita disponibilidade de tempo e organização para fazer esse tipo de coisa. Por fim, acho que dá para ficar perdido no meio de tantos blogues. Melhor ter um e separar por assuntos!
    Eu mantenho as pastas com validade de 5 anos e pego a primeira (2008) no final do ano, retiro a etiqueta antigo e coloco a nova (2013) e jogo o conteúdo antigo no lixo.
    Documentos guardo em uma pasta com divisórias tipo arquivo para não ter que demorar muito procurando. O bom mesmo é manter um miniarquivo em casa.
    Percebo que a organização está demorando para finalizar...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Concordo completamente! O maior problema de procrastinar é o acumular de trabalho que resulta daí. Se formos fazendo manutenção, acabamos por ter apenas pequenas tarefas que não demoram tanto tempo assim. Mas quando começa a acumular, quem quer passar horas a organizar e limpar??

    Adorei o post, vou passar a seguir :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...